Benil

Benil, natural de Caruaru – PE, tem influências musicais familiares de radialistas e músicos, onde cresceu em um dos maiores berços nordestinos de artistas. É hoje considerado um dos maiores artistas da nova geração Pernambucana, sendo respeitado onde mostra seu trabalho. Benil completou 10 anos de Forró em 2013 e para celebrar esses anos, em parceria com a GLOBO NE, gravou no dia 20 de abril seu 1º DVD – Benil Forró de Todos os Tempos, show realizado no Teatro Luiz Mendonça(Parque Dona Lindu – Recife) com roteiro composto de sucessos do forró, composições que fizeram parte desses 10 anos de história e músicas de autoria própria e com parceiros da nova geração da música;  este Show(Especial Globo NE) foi exibido em janeiro de 2014 em um Especial na programação da Emissora. Interpretando o forró com sua jovialidade e versatilidade, característica própria do cantor, Benil ainda contou com a participação de André Rio, Bruno Lins, Geraldinho Lins, Luciano Magno, Paulinho Leite e do conterrâneo Petrúcio Amorim. 

 

Neste ano de 2015, Benil recebeu no Prêmio da Musica Pernambucana, o Troféu Acinpe como Melhor CD de Cantor de Forró de 2014, eleito por voto popular. 

Também em 2015, participou da Turnê Viva Pernambuco a convite de André Rio, com quem se apresentou em um dos maiores Festivais do Mundo(Montreux Jazz Festival), além de shows em Geneve, Milão, Lisboa e Porto; difundindo nossa cultura e nosso povo no velho continente e já recebendo propostas para voltar com seu show em 2016.

 

Leva em seu currículo 10 participações no Galo da Madrugada(nos anos de 2012 e 2013 “puxando” o trio da Trident) e no ano de 2013 o Trio da Colgate/Sorriso; e em outras oportunidades, dividindo trio com André Rio, Kana Kaiana e com o Território Nordestino, além do trio dos Forrozeiros. No Carnaval, Benil já faz parte dos novos nomes que tem presença garantida nas programações de carnaval de Cidades principais da folia, como Recife e Bezerros.  Foi Finalista do Concurso de frevo realizado pela Prefeitura do Recife em 2009/2010, foi o 5º colocado na Femuarte de Garanhuns em 2009, classificou o Caboclinho “Caboclo d’água” em Segundo lugar no Concurso de Músicas Carnavalescas 2010/2011 do Recife, gravando esta mesma música em Cd da Gravadora Nacional Biscoito Fino. Neste ano de 2014 Benil lançou seu Primeiro Cd de Carnaval – Subindo o Passo, e teve mais uma vez sua música no CD do Galo. Participou em 2012 do concurso da Música tema do Galo da Madrugada 2013 e sua canção “Descendo o Rio” está no Cd do Maior Bloco de Carnaval do Mundo, lançado dia 6 de dezembro 2012. 

 

Benil foi o líder e cantor da Banda Território Nordestino desde sua formação em 2003, tendo passado estes 7 anos dedicados ao grupo como cantor, produtor executivo, produtor musical e empresário; até se direcionar a fazer a sua própria trajetória. Durante estes anos, Benil representou o Território Nordestino em diversos estados como Pernambuco, Alagoas, Bahia, Paraíba e São Paulo, onde participou da maior feira de música do Brasil, a Expomusic, dividindo o palco com Luciano Magno, um dos maiores guitarristas do nosso país. Em 2011, a voz de Benil se espalhou por todo o Nordeste através do Jingle “São João do NE” da Rede Globo. 

 

Como compositor, Benil teve seu auge em agosto de 2009, quando sua música “Meu Cantar” foi a mais votada no site globo.com no quadro Duelo da Garagem do Faustão, tendo o clipe apresentado ao Vivo no programa Domingão do Faustão em novembro do mesmo ano.

 

No ano de 2013, Benil foi convidado pela Empetur e representou Pernambuco na Feira Internacional BNTM Salvador, em abril de 2013, no Bahia Hall Salvador, e fez mais um show em Salvador representando Pernambuco no Evento Pernambuco É Só Chegar; no início de Junho levou seu Forró ao Panamá para os festejos juninos da Construtora Odebrecht.


Benil no Facebook

Canal Benil no YouTube

Galeria no Stagram